quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Diário de bordo – nascente do rio Tietê

Mais um pedal, mais uma aventura! Desta vez nosso destino foi a nascente do Rio Tietê, localizada no município de Salesópolis, já na Serra do Mar. O rio nasce a cerca de 1.030 metros de altitude, e apesar da nascente estar apenas a 22Km do Oceano Atlântico a cadeia de montanhas que forma a Serra do Mar impede que ele corra em direção deste. Dessa forma o rio subverte a natureza e segue para o interior do estado, até desaguar no Rio Paraná, depois de percorrer quase 1.100Km.

Para chegarmos até lá fizemos algumas – demoradas – baldeações nos trens metropolitanos até a cidade de Mogi das Cruzes. Dali fizemos um percurso de cerca de 50Km até a cidade de Salesópolis, sob um sol já imponente e causticante.

Do perímetro urbano da cidade até a nascente do rio precisamos pedalar um bocado, algo por volta de 12Km, num percurso de rodovia e depois mais 6Km em estrada de terra, este bastante desgastante. Mas que por fim nos levou ao regato considerado a nascente do rio Tietê, que hoje se localiza no Parque Nascentes do Tietê. Quem quiser saber mais informações sobre a história do parque acesse o site do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão que administra o parque.

Depois da visita ao parque nos refrescamos numa das várias cachoeiras que se encontram no munícipio de Salesópolis e obtemos mais energia para realizarmos o pedal de volta para Mogi das Cruzes almoçando no restaurante Senzala, que além deste serviço é um pequeno museu que representa uma senzala e venda de artesanato.

Após isso retornamos cansados para nossas residências, com mais uma experiência e um bom treino de pedal para relembrarmos à nossa posteridade.

Potter

Nenhum comentário:

Postar um comentário