quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Resenha - Diários de Bicicleta

Quem já passou de bike por algum lugar que só costuma (ou até sempre só passou por ali de carro) e percebeu algum detalhe que nunca havia reparado? o/

Essa é a essência do livro Diários de Bicicleta, escrito por David Byrne. Ele é um músico e compositor escocês, mais conhecido por ter fundado a banda Talking Heads. Além da carreira artística ele é um adepto da bicicleta como meio de transporte, sempre dando preferência à ela para se locomover nas cidades quais viajou para fazer shows, o que acabou lhe proporcionando uma perspectiva diferente desses locais.

No livro ele relata como as cidades são, principalmente suas infraestruturas para locomoção das pessoas. Por estar pedalando, ele consegue dar detalhes e ter reflexões significativas desses locais e como isso impacta na vida dos cidadãos - ou mesmo dos turistas como ele - daquela cidade.

Uma citação do final do livro, comentada por Tom Zé no prefácio à edição brasileira do livro, define um pouco do que é a experiência que Byrne retrata na obra:

“Observar e participar da vida de uma cidade — mesmo para uma pessoa reticente e frequentemente tímida como eu — é uma das maiores alegrias da vida. Ser uma criatura social — isso faz parte do que significa ser humano”

O livro tem uma linguagem simples e o texto é corrente, apesar de ter alguns pontos que o autor é bem descritivo – nada que deixe a leitura excessivamente maçante. Ideal para quem gosta de ler e pedalar!

Potter

Nenhum comentário:

Postar um comentário